USO EFICIENTE E RESPONSÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS
Apresentação:
Nossa proposta constante nesse projeto de Feira de Ciências intitulado “Uso Eficiente e Responsável dos Recursos Naturais" vem enfocar a necessidade de se trabalhar interdisciplinarmente e com subtemas que venham trazer ao convívio dos alunos a transversalidade.
Subtemas:
" Preservação e Conservação dos Recursos Naturais( a água, os mananciais, as matas ciliares e os minerais,etc.)" - Professores de Recursos Naturais, Biologia, Geografia,e Química.( 1º Ano )
"A Reciclagem: alternativa para um futuro melhor" - Professores de Química, Biologia, Geografia e Arte.( 2º Ano )
" As Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis e a Eficiência Energética." - Professores de Geografia, Química, Física e Biologia. ( 3º Ano )
"A Reciclagem: alternativa para um futuro melhor" - Professores de Química, Biologia, Geografia e Arte.( 2º Ano )
" As Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis e a Eficiência Energética." - Professores de Geografia, Química, Física e Biologia. ( 3º Ano )
Neste Projeto, acreditamos que a educação pode criar uma base duradoura de compreensão e de novos valores em relação aos recursos naturais, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável, formando as competências sociais necessárias para que os jovens possam construir as suas opiniões e tomar decisões sobre o uso eficiente e responsável dos recursos naturais.
Justificativa
Mediante a importância da Educação Ambiental na escola, tendo em vista ser este local um dos referenciais fundamentais para conscientização dos cuidados com o meio ambiente, nos propomos a realização deste projeto, de forma interdisciplinar, para oportunizarmos aos nossos alunos o contatos com situações do cotidiano e de pesquisa, que através da investigação, experimentação e observação se chegue ao desenvolvimento do cognitivo.
(...)
Nessa perspectiva, a Escola elaborou esse projeto que tem o objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade, sendo assim cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global através de boas práticas de atitudes e hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo , auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável , garantindo a vida no planeta.
Objetivos:
- Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre a escola e a comunidade para a transformação humana e social alcançando a preservação do ecossistema.
- Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na relativa ao meio ambiente prática escolar.
- Observar e analisar fatos e situações dos principais problemas ambientais (poluição, enchentes, secas, aquecimento global, deslizamento de encostas, etc.), de modo crítico, reconhecendo as necessidades de atuar de modo proposto para garantir um meio ambiente saudável.
- Conscientizar o aluno para necessidade de pensar o problema do lixo, nas formas de coleta e destino na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino, em casa e em espaços comuns, e que venham tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo tempo, trazendo retorno para a escola e para o município reduzindo o volume do lixo aos aterros sanitários e ajudando a manter a cidade a escola limpas.
- Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontradas no meio em que vive.
- Identificar o nível de dependência em relação a energia elétrica, buscando alternativas para a redução de consumo e outras e outras fontes produtoras de energia.
- Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.
- Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar os principais problemas ambientais (a poluição, o desmatamento, as queimadas, as enchentes, deslizamentos de encostas, etc.).
DESENVOLVIMENTO
Primeira etapa:
·
Apresentação do tema
para os professores.
·
Escolha dos subtemas
pelos professores para serem trabalhados com os alunos e apresentados.
·
Escolha da turma ou
turmas com a qual o professor pretende trabalhar.
·
Apresentação do tema e
subtema
·
Apresentação da
metodologia a ser trabalhada.
·
Diagnósticos das
informações que os alunos têm acerca da temática.
Segunda
etapa:
·
Pesquisa
bibliográfica.
·
Levantamento das
fontes disponíveis para a pesquisa: livros, revistas, sites, e outros.
·
Seleção dos materiais
disponíveis a serem utilizados.
Terceira etapa
Para trabalhar os subtemas do projeto
da Feira de Ciências, a escola mobilizará várias estratégias, dentre elas,
envolver os alunos em pesquisas de várias fontes como internet, livros, jornais
e revistas, leitura de bibliografias específicas e em pesquisas fotográficas,
promovendo em seguida discussões e debates para que estabeleçam as relações
entre esses dois universos: o que se lê e o que se vê refletindo no dia-a-dia,
nas atitudes de cada cidadão.
Para tanto vamos utilizar:
·
Amostra de Vídeo:
Abertura do projeto com o filme Vida de República
- Palestras
com pessoas envolvidas na questão ambiental. Os alunos participarão não só
como ouvintes, mais também envolvendo se em dinâmicas que possibilitarão
uma interação entre o palestrante e os alunos, bem como uma reflexão
sobre o assunto discutido.
- Criação
de e-mails e blogs para troca de experiências relacionadas aos temas
propostos, bem como criar situações que possibilitem a criação de um
livro ou jornal ecológico virtual.
- Campanhas
para diminuição de embalagens plásticas e uso de veículos, etc.
- Elaboração,
apresentação e distribuição de jornais, murais, painéis, folders, textos,
etc.
- Criação
e colagem de etiquetas nos ambientes da escola sobre o uso eficiente e
responsável dos recursos existentes.
- Visitas
a locais preservados ou degradados (aterros sanitários, estação de
tratamento de água, etc.).
- Construção
de paralelos, linhas de tempo, gráfico.
- Produção
de maquetes
- Vídeos (assistir e produzir vídeos e
documentários sobre o assunto).- Realização de experimentos científicos.
- Oficinas
de reciclagem (papel, vidro, plástico, etc.).
- Oficinas
de fabricação (sabão, sacolas, produtos de limpeza, etc.).
- Produção e criação de peças teatrais,
músicas, paródias, trilha ecológica, desfile, passeio ecológico, etc., com
objetivo de sensibilizar e conscientizar as pessoas a preservar o meio
ambiente.
Quarta etapa:
· Culminância
· Exposição
e apresentações das atividades propostas na I Feira de Ciências do Colégio
Aydil, envolvendo todos os professores, alunos, pais e a comunidade em gera
5 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Ação/Mês
|
Maio
|
Junho
|
Julho
|
Agosto
|
Setembro
|
Levantamento
|
X
|
X
|
|||
Pesquisa
|
X
|
X
|
|||
Organização
|
X
|
X
|
X
|
||
Execução
|
X
|
X
|
Recursos:
- Internet
- Periódicos
- Papéis
- Tesouras
- Cola
- Cartolinas
- Papel metro
- Jornais e revistas para recorte
- Data show
- ônibus para trabalhos de campo
Avaliação

Nenhum comentário:
Postar um comentário