Olá Colegas,
Veja o projeto abaixo, faça suas alterações, acrescente sugestões e as ações ou atividades que vocês irão desenvolver com os alunos de acordos com os subtemas de cada série.
Na página de abrangência, você pode colocar suas ações/ atividades com base em sua disciplina.
Abraços,
PROJETO
DA I FEIRA DE CIÊNCIAS DO COLÉGIO AYDIL
USO
EFICIENTE E RESPONSÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS
PIRITIBA/BA
2013
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO
03
2 JUSTIFICATIVA
04
3 OBJETIVOS
05
4 METODOLOGIA/DESENVOLVIMENTO
06
5 RECURSOS E MÍDIAS
08
6 AVALIAÇÃO 09
7 ANEXOS
10
REFERÊNCIAS 11
1 APRESENTAÇÃO
Nossa proposta
constante nesse projeto de Feira de Ciências intitulado “Uso Eficiente e
Responsável dos Recursos Naturais" vem enfocar a necessidade de se
trabalhar interdisciplinarmente e com subtemas que venham trazer ao convívio
dos alunos a transversalidade.
Subtemas:
"Preservação e Conservação dos Recursos Naturais ( a água,
os mananciais, as matas ciliares e os minerais,etc.)" - Professores de Recursos Naturais, Biologia, Geografia,e Química,
Matemática. ( 1º Ano )
“A Reciclagem: alternativa para um futuro melhor." - Professores de Química, Biologia, Geografia e Arte, Matemática. ( 2º Ano )
"As Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis e a Eficiência
Energética." - Professores de Geografia, Química,
Física e Biologia. ( 3º Ano )
Neste Projeto,
acreditamos que a educação pode criar uma base duradoura de compreensão e de
novos valores em relação aos recursos naturais, qualidade de vida e desenvolvimento
sustentável, formando as competências sociais necessárias para que os
jovens possam construir as suas opiniões e tomar decisões sobre o uso eficiente
e responsável dos recursos naturais.
Dessa forma, buscamos a
conscientização e formação mais ampla dos alunos e a importância de
desenvolverem atitudes de autonomia em relação aos seus estudos e pesquisas,
por meios de procedimentos que envolvam questionamentos, reflexões, análise,
interpretações, comparações e desafios, promovendo o intercâmbio de ideias
(aluno-professor, aluno-aluno, aluno- pais ,escola-aluno e aluno-comunidade)
que nos tornem suscetíveis ao apontamento de futuras soluções práticas
cotidianas e realizáveis.
2
JUSTIFICATIVA
Mediante a importância
da Educação Ambiental na escola, tendo em vista ser este local um dos
referenciais fundamentais para conscientização dos cuidados com o meio
ambiente, nos propomos a realização deste projeto, de forma interdisciplinar,
para oportunizarmos aos nossos alunos o contatos com situações do cotidiano e
de pesquisa, que através da investigação, experimentação e observação se chegue
ao desenvolvimento do cognitivo.
Como também, diante da
conscientização de que a questão Ambiental vem sendo considerada como cada vez
mais urgente importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende
da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos
naturais disponíveis agora, é que incluímos a temática “Uso Eficiente e Responsável dos Recursos Naturais" enquanto
tema transversal , permeando toda pratica educacional prevista , trazendo à
tona discussão o a respeito da relação entre os problema ambientais e fatores econômicos , políticos ,
sociais e históricos tão vivos como o Meio Ambiente.
Percebe-se, portanto
que a Educação Ambiental abrange todas as áreas. A cidadania tem um fator
fundamental conscientização deste contexto para global. Não é só por falta de
conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devido ao estágio de
desenvolvimento existente nas relações sociais de nossas espécies. Ao desmatar,
queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada
ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura de
seu povo. Por tanto este não é um ato isolado de outro indivíduo, mas reflete
relações sociais e tecnológicas de sua
sociedade.
Nessa perspectiva, a
Escola elaborou esse projeto que tem o objetivo despertar os alunos para que
possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio
ambiente, como também colaborar o despertar dessa consciência junto às suas
famílias e à comunidade, sendo assim cidadãos conscientes , aptos a decidirem
e atuarem na realidade socioambiental de
um modo comprometido com a vida , com o bem- estar de cada um e da sociedade
local e global através de boas práticas de atitudes e hábitos com relação a
utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a
responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo ,
auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável , garantindo a
vida no planeta.
3
OBJETIVOS
·
Incentivar e promover o trabalho
coletivo e a cooperação entre a escola e a comunidade para a transformação
humana e social alcançando a preservação do ecossistema.
·
Possibilitar a construção da consciência
ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises
importantes tanto nos conteúdos programáticos como na relativa ao meio ambiente
prática escolar.
·
Observar e analisar fatos e situações
dos principais problemas ambientais ( poluição, enchentes, secas, aquecimento
global, deslizamento de encostas, etc.), de modo crítico, reconhecendo as
necessidades de atuar de modo proposto
para garantir um meio ambiente saudável.
·
Conscientizar o aluno para necessidade
de pensar o problema do lixo, nas formas
de coleta e destino na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino, em
casa e em espaços comuns, e que venham tirar proveito e lucro da coleta e
reciclagem, ao mesmo tempo, trazendo retorno para a escola e para o município reduzindo o volume do lixo
aos aterros sanitários e ajudando a manter a cidade a escola limpas.
·
Levar o aluno a reciclar em oficinas de
materiais recicláveis, as sucatas encontradas no meio em que vive.
·
Identificar o nível de dependência em
relação a energia elétrica, buscando alternativas para a redução de consumo e
outras e outras fontes produtoras de energia.
·
Conscientizar sobre a importância da
água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e
usá-la racionalmente.
·
Criar uma consciência sobre a
necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar os principais problemas
ambientais (a poluição, o desmatamento, as queimadas, as enchentes,
deslizamentos de encostas, etc.).
4 METODOLOGIA / DESENVOLVIMENTO
Mediante a parceria entre os
professores da área de Ciências Naturais e suas Tecnologias e outras áreas
afins, desenvolveremos o trabalho de pesquisa bibliográfica. Para que haja a
participação de todos os alunos e aconteça a interdisciplinaridade, sugerimos
que os trabalhos sejam feitos por séries e que cada série trabalhará um subtema
do projeto. A culminância deverá acontecer na I Feira de Ciências do Colégio
Aydil.
DESENVOLVIMENTO
Primeira etapa:
·
Apresentação do tema
para os professores.
·
Escolha dos subtemas
pelos professores para serem trabalhados com os alunos e apresentados.
·
Escolha da turma ou
turmas com a qual o professor pretende trabalhar.
·
Apresentação do tema e
subtema
·
Apresentação da
metodologia a ser trabalhada.
·
Diagnósticos das
informações que os alunos têm acerca da temática.
Segunda
etapa:
·
Pesquisa
bibliográfica.
·
Levantamento das
fontes disponíveis para a pesquisa: livros, revistas, sites, e outros.
·
Seleção dos materiais
disponíveis a serem utilizados.
Terceira etapa
Para trabalhar os subtemas do projeto
da Feira de Ciências, a escola mobilizará várias estratégias, dentre elas,
envolver os alunos em pesquisas de várias fontes como internet, livros, jornais
e revistas, leitura de bibliografias específicas e em pesquisas fotográficas,
promovendo em seguida discussões e debates para que estabeleçam as relações
entre esses dois universos: o que se lê e o que se vê refletindo no dia-a-dia,
nas atitudes de cada cidadão.
Para tanto vamos utilizar:
·
Amostra de Vídeo:
Abertura do projeto com o filme Vida de República
- Palestras
com pessoas envolvidas na questão ambiental. Os alunos participarão não só
como ouvintes, mais também envolvendo se em dinâmicas que possibilitarão
uma interação entre o palestrante e os alunos, bem como uma reflexão
sobre o assunto discutido.
- Criação
de e-mails e blogs para troca de experiências relacionadas aos temas
propostos, bem como criar situações que possibilitem a criação de um
livro ou jornal ecológico virtual.
- Campanhas
para diminuição de embalagens plásticas e uso de veículos, etc.
- Elaboração,
apresentação e distribuição de jornais, murais, painéis, folders, textos,
etc.
- Criação
e colagem de etiquetas nos ambientes da escola sobre o uso eficiente e
responsável dos recursos existentes.
- Visitas
a locais preservados ou degradados (aterros sanitários, estação de
tratamento de água, etc.).
- Construção
de paralelos, linhas de tempo, gráfico.
- Produção
de maquetes
- Vídeos (assistir e produzir vídeos e
documentários sobre o assunto).- Realização de experimentos científicos.
- Oficinas
de reciclagem (papel, vidro, plástico, etc.).
- Oficinas
de fabricação (sabão, sacolas, produtos de limpeza, etc.).
- Produção e criação de peças teatrais,
músicas, paródias, trilha ecológica, desfile, passeio ecológico, etc., com
objetivo de sensibilizar e conscientizar as pessoas a preservar o meio
ambiente.
Quarta etapa:
·
Culminância
·
Exposição
e apresentações das atividades propostas na I Feira de Ciências do Colégio
Aydil, envolvendo todos os professores, alunos, pais e a comunidade em geral.
5 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Ação/Mês
|
Maio
|
Junho
|
Julho
|
Agosto
|
Setembro
|
Levantamento
|
X
|
X
|
|||
Pesquisa
|
X
|
X
|
|||
Organização
|
X
|
X
|
X
|
||
Execução
|
X
|
X
|
6 RECURSOS E
MÍDIAS
- Internet
- Periódicos
- Papéis
- Tesouras
- Cola
- Cartolinas
- Papel metro
- Jornais e revistas
para recorte
- Data show
- ônibus para
trabalhos de campo
7 AVALIAÇÃO
Avaliação acontecerá
em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua e diagnóstica, com
intenção primordial de rever a própria prática docente criando possibilidades
para estimular os alunos a desenvolverem-se suas potencialidades levando em
conta, principalmente os avanços individuais dentro da coletividade e a
participação no desenvolvimento de todas as atividades (de acordo com as
peculiaridades de cada aluno) no decorrer do projeto.
REFERÊNCIAS
BOLIGIAN, Levon. Geografia:
espaço e vivência, vol. 3. 1. ed. São Paulo: Saraiva,2010.
FIGUEIREDO,
Paulo Jorge Moraes. A sociedade do lixo:
os resíduos, a questão energética e a crise ambiental. 2ª ed. Piracicaba:
UNIMEP, 2OO9.
HERNANDEZ,
Fernando. Transgressão e Mudança na
Educação, Editora : Artmed, 2004.
http//www.ambientebrasil.com.br
http//www.mma.gov.br
http.tvcultura.com.br/alo escola
MARTINS,
Souza. Por que reciclar? Disponível
em: <http://www.arun.gov.uk/assets/tidyarun/Portuguese-lo-res.pdf> acesso
em 09 de maio de 2013.
MOREIRA, João Carlos. Geografia,
vol. 2: ensino médio. São Paulo:
Scipione, 2011.
TERRA, Lygia. Conexões:
estudos de geografia geral e do Brasil. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2010.
SENE, Eustáquio de. Geografia
Geral e do Brasil. Espaço Geográfico e Globalização. São Paulo, Scipione,
2011
ABRANGÊNCIA
Na Área Linguagens e
suas Tecnologias:
Proposta de
conteúdos e atividades:Língua Portuguesa
Propostas de
Conteúdos e atividades: Inglês
Propostas de
Conteúdose atividades: Educação Física
Propostas de
Conteúdos: Arte
Na Área de Ciências
humanas e sociais e suas Tecnologias:
Propostas de
Conteúdos e atividades: História
Propostas de
Conteúdos e atividades: Geografia
Na Área de Ciências e
matemática e suas Tecnologias:
Propostas de
Conteúdos e atividades: Matemática
Propostas de
Conteúdos e atividades: Biologia
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